*Por Hassan Farias
A retomada do estacionamento rotativo em Joinville ganhou um novo capítulo segunda-feira. O projeto que revoga a lei atual sobre o tema chegou à Câmara de Vereadores e foi lido em plenário. Isso possibilita o início da tramitação nas comissões técnicas.
Continua depois da publicidade
A comissão de legislação marcou uma reunião extraordinária para esta terça-feira (26) em que irá discutir o projeto. O texto ainda deve passar também pela comissão de urbanismo, antes de ir a plenário, ainda sem data marcada.
Após a aprovação do projeto, será possível implantar o novo modelo gratuito do sistema por meio de decreto. A ideia é fazer a aplicação de multas em caso de permanência do veículo acima do tempo máximo permitido.
Ainda é necessário também definir as ruas do Centro que serão incluídas pelo rotativo, levando em consideração o andamento das obras do rio Mathias na região central. A ideia é reativar o sistema no próximo mês.
Continua depois da publicidade
O estacionamento rotativo está desativado desde 2013 depois do encerramento do último contrato.
No ano passado, a licitação para contratar uma nova empresa foi lançada, mas em seguida foi suspensa pelo município. A prefeitura alegou necessidade de responder aos questionamentos de empresas interessadas em participar da licitação.
Horários no carnaval
As lojas do comércio de rua terão horários diferenciados durante os dias de Carnaval em Joinville. A programação foi definida pela convenção coletiva do comércio varejista, firmada entre os sindicatos.
No domingo e na segunda-feira elas estarão fechadas. No sábado, terça-feira e quarta-feira, serão mantidos os horários normais de funcionamento.
Os estabelecimentos instalados no shopping fecharão na segunda-feira. No sábado, na terça-feira e na quarta-feira, eles irão abrir no horário normal, das 10h às 22h.
Continua depois da publicidade
O único dia com programação diferenciada durante a festa, será o domingo, quando os comércios estarão abertos a partir do horário das 14h até as 20h.
Reaberto
O setor de odontologia do Centrinho Luiz Gomes voltou a prestar atendimento aos pacientes na manhã de segunda.
A equipe havia paralisado os trabalhos na quinta-feira depois de problemas com vazamento no local causados pela chuva. A cobertura passou por manutenção e na sexta-feira o setor ficou fechado para avaliação nas cadeiras odontológicas.
Posse na Amunesc
O prefeito Ademar Henrique Borges (MDB), de Balneário Barra do Sul, assumiu segunda-feira a presidência da Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc). O evento estava marcado para a semana passada, mas foi adiado devido aos estragos da chuva nas cidades da região. O pai de Ademar, Henrique Manoel Borges, também já foi presidente da entidade quando exercia o cargo de prefeito de Barra do Sul em 2004.
Alternativa ao fim das ADRs
Com o fechamento das Agências de Desenvolvimento Regionais (ADR), a Amunesc se torna uma alternativa para os prefeitos da região estreitarem a comunicação com o governo do Estado. Também fazem parte da diretoria os prefeitos de Garuva, Araquari e São Francisco do Sul, como primeiro, segundo e terceiro secretários, respectivamente.
Continua depois da publicidade
Recuperação judicial
O deputado federal Darci de Matos (PSD) protocolou projeto na Câmara dos Deputados para permitir que empresas em processo de recuperação judicial também possam participar de licitações. O parlamentar de Joinville defende a criação de mecanismos para que as empresas brasileiras atualmente nesta situação possam se recuperar, ficar adimplentes e gerar mais empregos.
Reportagem de Luan Martendal publicada na semana passada, por exemplo, mostrou que 33 empresas fizeram requerimento de recuperação judicial nos últimos cinco anos em Joinville. Destas, 28 tiveram o pedido deferido pela Justiça.