O calçadão pretendido pela prefeitura de Joinville para a rua Jerônimo Coelho ainda não tem prazo estimado para começar, embora já conte com projeto inicial. O espaço permite a passagem de veículos, mas a maior área para pedestres. O município está tentando encontrar uma fonte de recursos para bancar a obra. Também será necessário concluir o rompimento do contrato com o consórcio contratado para as obras de drenagem do rio Mathias para dar início ao calçadão.
Continua depois da publicidade
> Prefeitura de Joinville desiste de repasse de R$ 7,5 milhões para empresas de ônibus
> Joinville tem 1,3 mil casos ativos de coronavírus e 100% de ocupação nos leitos públicos de UTI
A rua Jerônimo Coelho está com o pavimento destruído por causa das obras do rio Mathias, neste momento paralisadas e sem nenhuma perspectiva de retomada a curto ou médio prazos. A galeria subterrânea cruza toda a extensão da rua e, neste momento, está parcialmente instalada. As calçadas também precisam de reparos.
Os trabalhos deveriam ter sido concluídos em 2016. A prefeitura está rescindindo o contrato – mas quase um mês após o anúncio da decisão, o município ainda não entrou no canteiro de obras com a alegação de etapas burocráticas a serem vencidas. Mais adiante, nova empresa deve ser contratada.
Continua depois da publicidade
O trânsito de veículos será permitido no calçadão, que será instalado sobre em trecho entre a travessa Bachmann e a rua do Príncipe. O redesenho está previsto para outros locais do Centro, o trecho da Jerônimo seria adiantado por causa das obras do rio Mathias. Mas não há prazo para a intervenção.