O novo atraso da prefeitura de Joinville está aumentando a possibilidade de a licitação do transporte coletivo ser concluída no final do ano, após as eleições municipais, marcadas para outubro. A minuta do edital ainda precisa ser avaliada pelo Tribunal de Contas do Estado, que terá até 60 dias para análise. Portanto, ainda que o documento seja enviado neste mês – esse é o atual plano do município, a licitação estaria apta a ser lançada entre junho e julho. Uma vez aberta, a concorrência terá prazo para apresentação de propostas e homologação, em etapas que devem consumir meses.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade do WhatsApp de Colunistas do NSC Total
A licitação em Joinville está com atraso de mais de dez anos. No início de 2014, venceu o atual contrato, prorrogado até que saia a licitação. O governo Udo não deu continuidade aos estudos iniciados no governo Carlito e houve período entre 2015 e 2018 no qual a preparação da concorrência esteve suspensa até que fosse decidida a questão da dívida com as empresas por causa da defasagem da tarifa.
Em 2019, o Tribunal de Justiça determinou prazo de quatro anos para que a licitação fosse realizada, em período encerrado no ano passado. Em agosto do ano passado, quando o governo Adriano Silva apresentou a proposta do novo sistema de transporte coletivo, elaborada em parceria com a Fipe, o cronograma previa lançamento da concorrência em fevereiro de 2024. No entanto, a minuta ainda não chegou ao TCE – a alegação é de ajustes no edital. A empresa ou consórcio que vencer a licitação terá 180 dias para assumir o serviço.
Quais os próximos trechos a serem liberados em duplicação em SC
Continua depois da publicidade
O que falta para a volta das obras na duplicação da BR-280 entre São Francisco e Araquari
Estudos sobre concessão da Arena Joinville podem avaliar shopping e hotel
Após polêmica com prestação de contas, nova parcela para hospital em Joinville será repassada
Reforma da Arena Joinville será obrigatória se sair concessão; novo estádio pode ser avaliado
O que motivou ação do MP com cobrança ambiental em Joinville
Concessão da Arena Joinville vai avaliar proposta de integração com parque