A construção de um “novo” acesso de Joinville pela BR-101 está em avaliação na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). No local, já há tráfego de veículos, mas o plano é ampliar os acessos: a prefeitura quer a instalação de rotatórias na rua dos Suíços no local de travessia da rodovia, na zona Norte. Os projetos tiveram aval da concessionária e agora estão em análise na agência, a quem cabe a decisão final sobre o tema. Se aprovada, a futura obra vai fazer parte do eixo da Almirante Jaceguay, com previsão de duplicação.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Os projetos contratados pela prefeitura de Joinville e concluídos em julho criam rotatórias dos dois lados da BR-101, no Costa e Silva e no Vila Nova – a rua dos Suíços faz a conexão dos bairros. Neste momento, dois trechos da via estão sendo pavimentados, com obras nos dois bairros.
Do lado do Costa e Silva, a rua dos Suíços faz a ligação com a Almirante Jaceguay, via com 4 km de extensão que cruza o Norte de Joinville. O projeto para a conclusão da abertura e para a duplicação da via está em fase final. Os recursos deverão ser repassados pelo governo do Estado. Há possibilidade de contratação de obras, ainda que para uma etapa (e não toda a extensão) em 2023.
A concessionária analisou os projetos da prefeitura, e fez o encaminhamento à ANTT no final de outubro, sem objeções. A agência está analisando a documentação. No passado, a concessionária chegou a apresentar proposta para o local. Já a proposta do município amplia as rotatórias, criando possibilidades de acesso à BR-101 nos sentidos Norte e Sul pelos dois bairros.
Prefeitura de Joinville faz consulta sobre nova via em área de campus
UFSC de Joinville mantém plano de construção do campus da BR-101
Continua depois da publicidade
No quarto edital, instalação de radar em Joinville tem interessados
Duplicação de acesso prevista em Joinville tem de mudar rede
Lista de espera na educação infantil em Joinville chega a 10 mil vagas
Subsídio aos ônibus em Joinville chega a R$ 20 mi no ano e terá de ser ampliado
Revisão do Plano Viário de Joinville vai iniciar por corte de eixos que não vão sair