A construção do segundo acesso ao Jardim Paraíso será realizado por meio de operação consorciada. Com a modalidade, uma área terá mudança de zoneamento, passando de rural para urbano, permitindo maior utilização residencial e econômica. Em contrapartida, os participantes privados implantam a nova via, com doação de áreas. A proposta foi enviada pela prefeitura de Joinville ao Conselho da Cidade, onde será analisada nos próximos dias. Depois, será a vez de avaliação pela Câmara de Vereadores.

Continua depois da publicidade

Clique para receber notícias de Joinville e região no WhatsApp

A operação consorciada “Segundo Acesso ao Jardim Paraíso” está dentro do perímetro da área de expansão urbana Proteção da Paisagem Campestre, a nova denominação do antigo Vale Verde. Com a operação, o plano é fazer uma nova avenida a partir da Estrada Timbé, em direção ao Norte, com ligação com o prolongamento da rua Callisto e conexões com outras vias. Além da doação de áreas, caberá aos empreendedores a implantação de nova avenida, com pavimentação e passeios. Também terá de ser instalada rede de saneamento, iluminação, arborização e sinalização.

Um loteamento será instalado na área, também com previsão de doação de espaços para equipamentos públicos. O perímetro da operação consorciada terá três setores, com lotes mínimos de 240 m2 ou 300m2 e, conforme o local, os usos serão residencial multifamiliar e comercial, comercial de grande porte e residencial multifamiliar ou somente residencial. Como previsto na modalidade, a operação terá as ações autorizadas e fiscalizadas por um conselho gestor.

O vereador Henrique Deckmann (MDB) considera a operação consorciada como fundamental. “Ninguém aguenta mais um bairro com mais de 20 mil pessoas ter só um acesso”, diz o parlamentar. Henrique está buscando ainda uma nova ligação, conectando o local do novo acesso com a Estrada Saí. Um outro acesso para o Jardim Paraíso também está em tratativas. Conforme o vereador Pastor Ascendino (PSD), a via a ser aberta será a partir da Santos Dumont, com doação de área pelos proprietários.

Continua depois da publicidade

Qual será o novo prazo para construção de ponte em Joinville

Onde serão construídos 15 novos CEIs de Joinville; ampliação teve acordo com MP

Mudança no contrato da BR-101 é chance para inclusão de mais vias marginais na concessão

Editais para da Lei Paulo Gustavo são lançados em Joinville

Qual o tamanho da lista de espera na educação infantil em Joinville

Joinville tem nova tentativa para dar início à primeira etapa de parque

Três décadas depois, Joinville tem nova luta por mais viadutos na BR-101