O primeiro dos dois novos aceleradores lineares previstos para o Hospital São José chegou neste final de semana a Joinville. A previsão da Secretaria de Saúde de Joinville é de colocar o equipamento utilizado no tratamento do câncer em operação até março de 2022. O outro aparelho chega no primeiro semestre e passa a funcionar na sequência. O investimento será de R$ 16,4 milhões, bancado com repasse do Ministério da Saúde.

Continua depois da publicidade

> Rua do Centro de Joinville entra em lista de pedidos da prefeitura ao Estado

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O antigo acelerador linear do Hospital São José, então em operação desde 2011, foi desativado em fevereiro do ano passado. A alegação foi de que o custo do conserto seria alto demais para um aparelho que seria desativado em 2021 com a chegada dos novos aparelhos. No entanto, houve atrasos na importação e os novos aceleradores só vão ser acionados em 2022.

Desde o ano passado, o serviço de radioterapia pelo SUS é prestado em Joinville por hospital privado credenciado pela Secretaria de Saúde de Joinville. Há pacientes que são levados também para Jaraguá do Sul. Conforme for a demanda, a secretaria poderá manter o credenciamento mesmo com os novos aceleradores lineares em operação no Hospital São José.

Continua depois da publicidade

​> Joinville quer repasse para nova rodovia com Guaramirim

> Votação sobre fim do IPTU progressivo em Joinville deve ficar para 2022

> Vereadora defende a transferência de animais do Zoobotânico de Joinville