O programa da prefeitura de Joinville para criação de eixo viário entre as zonas Sul e Leste tem meta de alcançar pelo menos 20% de uso de bicicletas nos deslocamentos nos acessos das duas pontes previstas, uma delas em obras. O índice é superior ao verificado na média da cidade, de 12%, em dado da pesquisa origem-destino elaborada em 2019 e 2020 para o novo Plano Viário.

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Ponte Joinville está em obras

Além das pontes Joinville, em construção desde o ano passado, e do Espinheiros (segundo acesso ao bairro, junto ao Comasa), o programa prevê requalificação de ruas no entono, para a formação do eixo Via Parque – que substitui, de certa forma, a proposta do Eixo Ecológico Leste. O indicador para a utilização de bicicletas está na apresentação do programa Joinville Resiliente e Sustentável: Integração Territorial e Melhoria da Qualidade de Vida da População.

A carta-consulta para a contratação do empréstimo de US$ 90 milhões com o Fonplata para bancar o programa foi aprovado pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) na semana passada. A solicitação ainda terá de passar por outros órgãos federais antes de ser assinada. Os recursos serão usados em projetos, estudos ambientais e obras. O pacote completo tem previsão de ser executado durante cinco anos.

Além das pistas das pontes, as estruturas para ciclistas (e para pedestres) serão instaladas nas ruas que vão passar por requalificação. No eixo Via Parque, o roteiro conta com parques e passeios públicos, com a maioria dos espaços já abertos. A qualificação das vias quer também incentivar o acesso aos parques de bicicleta ou a pé. A meta de passar de 20% de uso de bicicletas – e de 20% nos deslocamentos a pé – é para ser alcançada ao final da implantação do programa.

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