A redução da sobrecarga nas unidades de pronto-atendimento (UPAs e PA) é a principal meta do plano anunciado nesta quinta-feira pela prefeitura de Joinville. A contratação de mais 127 funcionários, providência em andamento, será para a ampliação das equipes nos postos de saúde. O objetivo é estender os horários de atendimento em mais unidades, até 19h, e, com isso, atender os casos sem urgência e emergência que acabam ficando com as UPAs e PA – o final da tarde e início da noite é um dos horários de maior procura. O plano foi anunciado pelo prefeito Adriano Silva e a secretária Tânia Eberhardt.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A Secretaria de Saúde de Joinville definiu quais postos de saúde vão abrir até às 19h, mas ainda não data para o início dos novos horários: será gradativo, conforme o andamento da contratação dos funcionários. Atualmente, seis postos têm atendimento até às 19 horas. A maior parte da rede atende até às 17h. Há estudos para padronizar os horários.
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A análise da secretaria foi de que, em vez de ampliar as unidades de pronto-atendimento, o mais adequado seria expandir a capacidade dos postos, já que parte da demanda que chega nas UPAs e PA pode ser atendida nas unidades básicas por se tratarem de urgência. A contratação será por processos seletivos já em andamento ou ainda a serem abertos, se houver necessidade. A admissão será de temporários.
Continua depois da publicidade
O concurso público para servidores efetivos está em preparação, mas sem data definida. No passado, foi iniciado o concurso para médicos do programa Saúde da Família, com contratações realizadas neste ano. A prefeitura tem alegado limitações para novas contratações por causa da proximidade do gasto de pessoal com o limite prudencial determinado pela Lei Fiscal.
Edital para OS na saúde em Joinville não tem prazo; “não é momento”, diz secretária
Joinville tem proposta para Parque das Nascentes
Projetos de reajuste para servidores, prefeito e vereadores chegam na Câmara de Joinville
Testes rápidos de dengue na rede municipal em Joinville têm estoque limitado
Joinville vai anunciar pacote de medidas para a saúde municipal