Prevista desde 2013, uma das maiores obras de infraestrutura de Joinville continua sem data para iniciar, mas o governo Adriano Silva trabalha com a possibilidade de lançamento do edital de construção da Ponte Joinville ainda em 2021. Se a meta for alcançada, as obras iniciam em 2022, com previsão de conclusão em 24 meses.
Continua depois da publicidade
> Adriano defende reforma da Previdência em Joinville e alerta para risco de paralisação de obras
> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui
No final do ano passado, o Instituto do Meio Ambiente liberou a licença ambiental prévia. A autorização é insuficiente para liberar as obras (agora será solicitada a licença de instalação), mas basta para a elaboração do edital. A prefeitura montou equipe para preparar a concorrência internacional, com participação das secretarias de Infraestrutura e de Administração. Em março, será possível estimar uma data mais aproximada para a publicação do edital da ponte estimada em R$ 170 milhões.
> CDL monta projeto para o Centro de Joinville; veja lista de sugestões
Continua depois da publicidade
> Mobilização tenta retomar obra parada há uma década em Joinville
A ligação entre os bairros Adhemar Garcia e Boa Vista cria uma nova conexão entre as zonas Sul e Leste de Joinville. A administração anterior pretendia iniciar a obra em 2013 e entregar em 2015, mas uma série de situações (o modelo de licenciamento precisou ser alterado, não havia projetos, foi preciso buscar fonte de financiamento etc.) atrasou o cronograma. A construção sobre o rio Cacheira será bancada com empréstimo de US$ 40 milhões contratado junto ao Fonplata.
Além da ponte, estão previstos investimentos nas ruas de acesso, com ampliações. As demais pontes previstas para Joinville (Aubé, Anêmonas e Nacar) também não têm estimativa de prazo para a abertura da licitação. As obras fazem parte do PAC da Mobilidade, assinado em 2015, mas está sendo avaliado se há recursos para todo o pacote contratado.