Anunciadas em dois governos, a nova duplicação no Distrito Industrial de Joinville ainda não tem data para começar. A ampliação da rua Dona Francisca entre a rótula da Schulz e a BR-101, em segmento de 5,8 km, faz parte do conjunto do Eixo de Desenvolvimento Norte. Nesse pacote, foram duplicadas as rodovias estaduais Hans Dieter Schmidt e Edgar Meister, com conclusão em 2022, e a construção do elevado entre as duas estradas, entregue em 2024. A lista tem ainda a abertura do Eixo K e dois trechos da Dona Francisca (Döhler até Schulz e da Schulz até a BR-101, com acesso pelas ruas dos Franceses e Edmundo Doubrawa).
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
No final de 2022, o governo Carlos Moisés fez solenidade para entrega de outra ampliação do Distrito Industrial e anunciou o edital para a duplicação na rua Dona Francisca. O segmento cruza grandes indústrias de Joinville, inclusive o condomínio industrial Perini. No entanto, ainda que projeto executivo da obra estimada em R$ 60 milhões estivesse pronto, contratado pelo próprio Estado, a concorrência não foi aberta.
Confira vídeo do projeto
No ano passado, a duplicação da rua Dona Francisca, com binário entre as ruas Edmundo Doubrawa e dos Franceses em um dos acessos, foi a obra solicitada pela prefeitura de Joinville na rodada de tratativas com o governador Jorginho Mello para definição de prioridades dos municípios. A Acij endossou a demanda, além de outras entidades empresariais.
O governador reconheceu a importância da duplicação, pela condição de estruturante, e garantiu que a obra está nos planos do Estado, ainda que não tenha citado prazo para abertura da concorrência. Mais adiante, a Acij até sugeriu o lançamento do edital da duplicação na solenidade de inauguração do elevado do Distrito Industrial, entregue por Jorginho em março. Mas não foi daquela vez. Por ora, não há previsão de abertura da concorrência.
Continua depois da publicidade
Já a abertura do Eixo K continua na dependência de transferência de matrículas das áreas do Estado para o município. A duplicação da rua Dona Francisca entre a Döhler e a Schulz, com construção de elevado na rótula do Tecelão, está em fase de ajustes do projeto, sem previsão para lançamento do edital das obras.
Duplicações de rodovias andaram em velocidades diferentes em SC
Curso da medicina pela UFSC Joinville tem estimativa de prazo para implantação
Após decisão do TCE, edital de R$ 45 milhões é suspenso em Joinville
Pontos apagados na iluminação em Joinville provocam reclamações na Câmara
Vinda de Bolsonaro para ato público em Joinville tem data prevista
Tentativa de retomada do campus da UFSC em Joinville vai avaliar proposta
Qual a história de meio século do acesso à praia de Joinville