Um indicador para autprização para financiametos é um dos desafios do governo Adriano Silva em 2025, no primeiro ano do segundo mandato. Desde o início do ano, a prefeitura de Joinville está com classificação insuficiente no índice Capacidade de Pagamento (Capag), o que impede de contar com a União como avalista para empréstimos internacionais ou para conseguir condições mais em conta em financiamentos nacionais. A situação já trouxe consequências para a prefeitura.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

O Capag não leva em conta somente o endividamento. Nesse quesito, Joinville está com nota “A”, com comprometimento de 15% da receita com dívidas, enquanto que o limite é de 120%. Joinville também tem nota suficiente, “B”, no critério que compara receitas com despesas. O problema está na disponibilidade de caixa, com nota “C”. É uma limitação de recursos disponíveis para assumir novas dívidas. No Capag, se há uma nota “C” em um dos indicadores, a nota final é “C”, resultado insuficiente para contar com a União como avalista.

Projeto do parque Porto Cachoeira

Para a prefeitura, foi a mudança de metodologia que levou ao rebaixamento de Joinville. O município chegou a estudar ação judicial, mas acabou não abrindo o processo. A expectativa é de que a próxima atualização já aponte classificação melhor para a prefeitura. A nota “C” tem provocado consequências.

Continua depois da publicidade

Em março, a solicitação de aval para Joinville contratar US$ 53 milhões foi retirada da pauta da Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) por causa da classificação. O aval da Cofiex é necessário para a tramitação em outros órgãos do governo federal. O financiamento será usado em parque linear no rio Cachoeira e ações na habitação. O empréstimo de R$ 200 milhões com o Banco do Brasil para obras de mobilidade também não foi adiante no governo federal por causa da nota “C” – o aval da União, nesse caso, é para conseguir melhores condições de pagamento.

MP quer saber o que foi feito na Cidadela de Joinville após decisão judicial

Infraestrutura tem maior avanço no emprego entre setores da construção em Joinville

Qual o futuro do canal fechado em ilha de SC há quase 90 anos

Quais os bairros mais populosos de Santa Catarina

Joinville tem lançamento de condomínio clube vertical, com duas torres

Quais os bairros mais populosos e quais mais cresceram em Joinville

Rodovia em SC tem contratação de projetos para duplicação de 500 km