Há quase duas décadas, a região Norte de Santa Catarina teve uma proposta de uma nova estrada, paralela à rodovia federal – a busca atual é do Corredor Litorâneo Norte, entre Joinville e a Grande Florianópolis. Nos anos 2000, no segundo mandato de Luiz Henrique, a ideia era implantar uma rodovia paralela à BR-280, entre o cruzamento com a BR-101 (Araquari) e o Porto de São Francisco do Sul e, na sequência, até Jaraguá do Sul.
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A SC Parcerias fez estudos para o traçado de quase 40 km, com proposta de formação de parceria público-privada e cobrança de pedágio. A ideia da rodovia paralela acabou sendo abandonada com os avanços na preparação da duplicação da BR-280, afinal iniciada parcialmente em 2014. Mais tarde, um lote de 10 km da rodovia federal foi duplicado após estadualização.
Confira imagens da duplicação da BR-280 em Jaraguá do Sul
No entanto, o lote previsto para o início da rodovia paralela, entre São Francisco do Sul e Araquari, só teve começo dos trabalhos da duplicação federal em 2018, com paralisação em 2022 para a revisão do projeto. Nenhum trecho duplicado foi liberado nesse segmento. Em 2019, a rodovia ganhou o nome de Senador Luiz Henrique da Silveira, no segmento entre São Francisco do Sul e Porto União.
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