Neste período de pandemia, a Secretaria de Educação de Joinville registrou até agora 701 novas matrículas de alunos vindos da rede privada. A maioria dos estudantes, 423, é do ensino fundamental. Os demais foram matriculados na educação infantil, com idades entre quatro e cinco anos, faixa etária na qual a matrícula é obrigatória. Outras 164 novas matrículas são de transferências vindas da rede estadual ou da própria rede municipal.

Continua depois da publicidade

A secretaria aponta esse movimento, referente ao período iniciado em 18 de março, como 80% superior ao registrado no mesmo momento em outros anos. As aulas presenciais estão suspensas em Santa Catarina desde o decreto do governo do Estado de 17 de março. A suspensão foi estendida até o dia 2 de agosto. Neste momento, está sendo preparado o plano de retomada, com definição das medidas de prevenção a serem adotadas nas escolas e centros de educação infantil. A volta das aulas deverá ser gradativa e parcial.

Nesse período, a rede municipal de Joinville adotou diferentes modalidades para levar o conteúdo, com aulas pela internet e rádio e distribuição de material impresso. Também há distribuição de kits de alimentação, com hortifrutigranjeiros, em substituição à merenda escolar.