Em uma coincidência, três iniciativas envolvendo fenômenos climáticos tiveram largada em Joinville na última terça-feira, quando a cidade enfrentava os impactos das chuvas intensas. São duas ações da prefeitura e um do Estado. O município abriu a contratação do Plano de Gestão de Riscos de Desastres e, em outro edital, a revisão do Plano Diretor de Drenagem Urbana do rio Cachoeira. O Estado deu ordem de serviço para instalação de radar meteorológico.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O plano de enfrentamento de desastres consiste em mapeamento dos riscos e as ações de prevenção e para amenizar os impactos. A partir da contratação, o documento terá de ficar pronto em até 14 meses. Neste momento, Joinville conta com o Plano de Contingência, uma série de diretrizes e ações a serem realizadas conforme de escala de gravidade dos fenômenos climáticos.

A revisão do Plano Diretor de Drenagem é para atualizar o diagnóstico elaborado em 2011 com propostas de intervenções para reduzir os riscos de alagamentos nas áreas de abrangência da bacia e sub-bacias do rio Cachoeira. No entanto, das 21 obras de macrodrenagem previstas, apenas uma foi concluída (rio Morro Alto) e outra iniciada (rio Mathias).

Continua depois da publicidade

Com a revisão, será avaliado se as soluções apresentadas há mais de uma década serão mantidas ou alteradas. O trabalho terá de ser executado em até 20 meses. Os dois planos (desastres e macrodrenagem) serão executados com recursos de empréstimo com o BID.

Ainda na terça, a Defesa Civil de Santa Catarina autorizou o início das obras de instalação do radar meteorológico na zona Sul de Joinville. O equipamento vai reforçar o monitoramento do clima na região. Nesse caso, a instalação será feita em três meses.

Quase dez anos depois, prefeitura de Joinville tenta concluir duplicação de avenida

“Reforma” da SC-418 prevê obras de contenção; edital ainda precisa ser lançado

Prefeitura de Joinville abre novo seletivo para contratar temporários

Afinal, agora choveu em Joinville tanto quanto em novembro de 2008?

Câmara de Joinville vai aumentar o número de assessores

Contrato para nova estação de esgoto em Joinville pode ter rescisão