A lista de seis duplicações pretendidas por Joinville ainda não tem estimativa para sair do papel. As obras já contam com projetos (concluídos ou em fase final), mas a maioria não conta com licitação lançada – a exceção é a duplicação de trecho da SC-418, em Pirabeiraba, já licitada, mas sem previsão de começo dos trabalhos. Se o histórico de Joinville for levado em conta, as obras vão demorar – confira abaixo a lista de obras previstas.

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Nos últimos dez anos, Joinville teve duas duplicações, bancadas pelo governo do Estado. A avenida Santos Dumont foi ampliada entre as universidades e shopping até o aeroporto, em segmento de 6 km. Com extensão semelhante, foram duplicadas as estradas Hans Dieter Schmidt e Edgar Meister. As vias fazem o acesso ao Distrito Industrial pela BR-101.

Adriano Silva admite a dependência em relação ao governo do Estado para o início das obras. “Se o Plano 1000 for dado andamento, teremos os projetos prontos para serem executados”, afirma o prefeito de Joinville. As duplicações estão em tratativas, mas o governo do Estado só deve se posicionar em abril, após o ajuste fiscal.

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As duplicações pretendidas

SC-418 – Pirabeiraba
Única das duplicações já licitadas, pelo governo do Estado, a obra prevê ampliação dos 12 km entre a BR-101 e o “pé da Serra”, em Pirabeiraba. É obra de R$ 87 milhões. Mas não há previsão de autorização de início dos trabalhos, vai depender de análise do Grupo Gestor de Governo

Dona Francisca – trecho 1
A duplicação no Distrito Industrial entre a rótula da Schulz e a BR-101, com binário entre a Edmundo Doubrawa e a rua dos Franceses, chegou a ser anunciada no governo Moisés. Mas o edital não saiu e não há perspectiva de que isso possa ocorrer a curto ou médio prazos. O projeto está pronto.

Dona Francisca – trecho 2
O projeto foi contratado pela prefeitura de Joinville, com duplicação entre a Döhler, onde seria construído elevado, e a Schulz, no Distrito Industrial. Tem chances remotas de sair do papel.

Almirante Jaceguay
Prevista há meio século, a conclusão da abertura e da duplicação da Almirante Jaceguay teve projeto contratação do projeto e, neste momento, está em análise o licenciamento ambiental. A obra não saiu no passado devido ao custo das desapropriações, ainda hoje um dos entraves. Não tem previsão de licitação

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Santos Dumont
A duplicação do trecho restante da avenida, entre João Colin/Dona Francisca e universidades/shopping custa R$ 25 milhões, além das desapropriações. A obra ficou incompleta na década passada porque a prefeitura não teve dinheiro para a compra das áreas. O governo Adriano Silva deixou mais atraente o mecanismo de transferência de potencial construtivo, mas não se sabe ainda o impacto nas desapropriações.

Ottokar Doerffel
Um dos principais temas em infraestrutura discutidos na campanha eleitoral de 2020, a ampliação de um dos acessos à BR-101, a duplicação da Ottokar Doerffel, será realizada em etapas. A primeira delas será de 300 metros, entre as ruas Rio Grande do Sul e Porto União, uma forma de uso de R$ 4 milhões de emenda. Mas ainda que o anúncio tenha sido feito há quase um ano, a obra não tem licitação lançada.

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