Não era para ficar por muito tempo. A vinda para Santa Catarina, naquela distante era geológica dos anos 90, seria mais uma etapa do pretendido roteiro rumo aos “grandes centros”, para usar uma expressão daquela época antiga. Na chegada, mudanças estranham, ainda mais na juventude, quando se cobra que são os lugares que têm a obrigação de se adaptar à gente.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Quase três décadas depois, não se é mais aquele guri que desceu na rodoviária das ruas de paralelepípedos em Joinville, nem se tem mais a pretensão de definir o futuro (coisas da juventude), ainda que seja o seu próprio. Mas também já é possível se permitir algumas certezas. Entre elas, o acerto em ter tido a chance de escolher – e ficar – em Santa Catarina. Sentimento que se tem a convicção de que foi correspondido.

NSC celebra as histórias de quem faz Santa Catarina

Em momento de celebração, de aniversário da NSC em Santa Catarina, convém citar apenas um número, os 45 anos de atuação no Estado. Senão, seria possível enfileirar uma lista de indicadores sobre o desempenho catarinense em diferentes setores.

Continua depois da publicidade

Joinville, a cidade mais populosa de Santa Catarina (Foto: Prefeitura de Joinville, Divulgação)

De certa forma, dá para medir o que se convencionou chamar de qualidade de vida, ainda que a distribuição dos números não seja igualitária. A performance da economia do Estado que ocupa 1,1% (como o número é pequeno, se permitiu a citação…) da área do País também se poderia se juntar na lista de méritos. Mas nem precisa.

Santa Catarina tem a conquista de conquistar. Desde séculos, quando a povoação começou a avançar, os migrantes vão vindo e ficando, como regra. Conquistados. A terra – e o mar, é claro – ajuda. Sim, a economia põe à mesa e colabora na migração, principalmente na oferta de vagas. O combo é importante, mas fundamental é oportunidade que Santa Catarina, a chance que se abre para dar certo. Se colocar na balança, tem dado certo. É por isso que aquele plano de passagem rápida, dos tempos de guri, logo foi esquecido, quase que imediatamente: Santa Catarina não precisa de muito tempo para conquistar.

Leia também

Prefeitura de Joinville vai à Justiça contra decisão de ministério

Início das obras na Serra Dona Francisca tem estimativa de prazo

Novo alargamento de praia em SC tem edital lançado pela prefeitura