A divulgação dos primeiros resultados do Censo 2022 mostra, novamente, avanço populacional mais rápido de Joinville em relação às duas maiores cidades da região Sul. Na comparação com recenseamento anterior, Curitiba, com 1,77 milhão de moradores, teve crescimento da população de 1,2% nos últimos 12 anos; enquanto Porto Alegre, atualmente com 1,33 milhão de moradores, registrou decréscimo. Joinville teve elevação de quase 20% no tamanho da população desde 2010, chegando a 616 mil residentes. Em outro modelo de comparação, a cidade Santa Catarina ganhou 186,7 mil moradores nas últimas duas décadas. Em Curitiba, o avanço foi de 186,4 mil habitantes. No mesmo período, Porto Alegre teve redução de 28 mil moradores.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
No Censo 2000, quando Joinville ocupava o quarto lugar entre as cidades do Sul (estava atrás de Londrina, também), a cidade de Santa Catarina tinha população equivalente a 27% da capital do Paraná e 31% da capital do Rio Grande do Sul. Passada pouco mais de duas décadas, Joinville tem um número de moradores correspondente a 35% do registrado em Curitiba. Na comparação com Porto Alegre, o município catarinense se aproxima de contar com população equivalente à metade da capital gaúcha (hoje é de 46%).
No caso de Curitiba, o crescimento tem sido maior nas cidades da região metropolitana, ainda que, mesmo assim, a média de avanço não alcance a observada em Joinville. Em Porto Alegre, houve queda também na concentração urbana no entorno, ainda que em menor proporção em comparação com a capital.
Edital de iluminação “antecipa” proposta para nova rotatória em Joinville
Continua depois da publicidade
Exportações de Joinville têm melhor resultado desde 2013; importação registra recorde
Adriano Silva vê sequência de quatro “ataques políticos” em Joinville
Macrodrenagem em Joinville está em preparação há quase dez anos, ainda sem previsão de obras
Plano Viário de Joinville traz proposta de contorno de 34 quilômetros na BR-101
Ponte em Joinville tem novo edital e terá nove meses para ficar pronta, após licitação
Como a Acij avalia a aprovação da reforma tributária pela Câmara