A procura pelo transporte coletivo aumentou em Joinville nos últimos dois dias, mas continua distante do patamar registrado antes da pandemia. Na segunda-feira, dia da volta da circulação dos ônibus na cidade, houve a movimentação de 20 mil passageiros. Na terça-feira, subiu para 25 mil, número estimado para esta quarta-feira – o balanço completo sai no dia seguinte.

Continua depois da publicidade

No entanto, a média transportada em dias úteis antes da pandemia era de 130 mil passageiros. Ou seja, mesmo com a maior demanda, a demada ficou em 20% nos últimos dias. Mesmo com as limitações, como proibição de acesso aos ônibus das pessoas com 60 ou mais anos de idade, número menor de linhas e suspensão das aulas presenciais, o uso do transporte coletivo esteve abaixo do esperado nesta retomada.

A suspensão do transporte coletivo foi determinada em Santa Catarina pelo governo do Estado ainda em março, em medida de prevenção ao coronavírus. Na semana passada, o governo retirou a proibição e deixou a decisão sobre a liberação com as prefeituras. Em Joinville, a administração municipal autorizou a retomada.