A suspensão nos desligamentos já fez a Águas de Joinville deixar de cortar 2,4 mil economias na cidade desde o começo do período de isolamento, iniciado na semana passada. A prefeitura de Joinville anunciou hoje que não haverá interrupção no abastecimento de água por inadimplência enquanto durar a quarentena. A medida foi tomada também por questões de saúde, para manter o fornecimento da água usada na higiene pessoal.

Continua depois da publicidade

Quando o período de quarentena for encerrado, a Águas de Joinville voltará a efetuar cortes em caso de atraso no pagamento das contas. Ou seja, não haverá anistia, com desligamento e caso de inadimplência, mesmo de faturas anteriores. As medidas de isolamento foram estendidas pelo governo do Estado até a semana que vem. Não há definição se haverá nova prorrogação.

Em média, a falta de pagamento provoca o corte de 300 ligações por dia em Joinville. A suspensão é feita geralmente após o registro de 60 dias sem pagamento. Além da tarifa de água, é cobrado ainda mais 80% do valor, referente ao esgoto, caso a economia conte com rede de coleta e tratamento.

​​​​Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus

Continua depois da publicidade