Todos os 400 testes aplicados no primeiro dia de ampliação da testagem na cidade deram resultados negativos para coronavírus, conforme a Secretaria de Saúde. Os exames foram realizados na terça-feira em servidores do setor de saúde sem sintomas de gripe. Os testes também continuaram sendo aplicados nos dias seguintes nos demais funcionários, em média de 450 por dia – mas, nesses casos, os resultados ainda não estão prontos. O plano é testar 4 mil servidores da área de saúde nessa etapa, em procedimentos realizados no centro de triagem instalado no bairro Boa Vista.

Continua depois da publicidade

Nesta semana, a ampliação da testagem também ocorreu em outra frente: desde quarta, quem procura as unidades de saúde com sintomas gripais passa pelos exames de detecção do coronavírus. Até então, os testes eram realizados em que apresentava sintomas mais graves ou em caso de internação hospitalar.

Nos próximos dias, a secretaria de Saúde vai receber lote de 18 mil testes rápidos. A maior parte, 12 mil unidades, será aplicada de forma aleatória, em pessoas a serem contatadas por telefone – independentemente de apresentarem sintomas. O procedimento será para apurar, com mais precisão, como está a expansão da pandemia em Joinville.

A ampliação da testagem era pretendida desde abril, mas acabou atrasando. A prefeitura de Joinville admite que existe subnotificação do coronavírus – há doentes que não foram identificados porque não passaram por testes. Desde o início da pandemia, foram 2,1 mil testes (incluindo os 400 de terça-feira), com 403 casos confirmados.

​​​​Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus

Continua depois da publicidade