Na chegada a São Francisco do Sul, no início da tarde desta segunda-feira, o presidente Jair Bolsonaro recebeu convite para visitar também Itapoá, cidade vizinha na baía da Babitonga. “Ajudaria a divulgar a cidade”, resumiu o autor do convite, o prefeito Marlon Neuber (PL). Na recepção a Bolsonaro, o outro prefeito presente foi Godofredo Moreira Filho (MDB), de São Francisco. Bolsonaro e familiares devem permanecer em São Francisco, hospedados no Forte Marechal Luz, até o início da próxima semana. Não há previsão de compromissos oficiais na agenda

Continua depois da publicidade

> Bolsonaro escolhe praia de SC para virada e vai receber pedido para BR-280

​> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O convite do prefeito Marlon deve ser analisado, mas, em princípio, a estadia do presidente será só em São Francisco do Sul. O município litorâneo de Itapóa, com população estimada de 22 mil pessoas, tem 32 quilômetros de praias. Um dos temas de Itapoá que está sendo tratado com o governo federal é o alargamento da orla, com ampliação da faixa de areia e contenção da erosão.

A opção em estudo é utilizar parte dos sedimentos que serão removidos da dragagem do canal do porto de São Francisco do Sul no alargamento da praia de Itapoá. A viabilidade ambiental será analisada após a conclusão do projeto executivo, ainda ser elaborado. A prefeitura de Itapoá participa das tratativas, com os contatos com o governo federal já iniciados para alinhavar a busca de recursos. Como o trabalho ainda é preliminar, não chegou a ser abordado com o presidente.

Continua depois da publicidade

> Jair Bolsonaro visita SC pela 11ª vez como presidente; entenda motivos