A defesa do modelo de organizações sociais (OSs) na gestão da saúde pública foi um dos temas tratados pelo prefeito Adriano Silva em apresentação na Acij de ações da sua administração, na noite de segunda-feira “Não temos mais como pensar o hospital São José com gestão pública”, afirmou Adriano. Neste momento, em etapas diferentes, está em análise a concessão da administração do São José e da UPA Sul. A UPA Leste e o PA Norte também pode entrar na fila, conforme for a avaliação do novo sistema na UPA Sul.
Continua depois da publicidade
> Com mais atrações, Natal de Joinville terá espetáculos no Centreventos
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Mais uma vez, o prefeito citou dificuldades burocráticas, como conserto de equipamentos (o aparelho de hemodinâmica foi citado como exemplo), para defender as organizações sociais nas unidades públicas de saúde. O Hospital Infantil, estabelecimento estadual administrado por OS desde a inauguração, foi apontado como exemplo de êxito do modelo. O prefeito voltou a abordar os pedidos de atualização da tabela SUS, pelo governo federal, e da solicitação de repasse do Estado para bancar a folha de pessoal do hospital.
A concessão da UPA Sul (antigo PA do Itaum) está mais adiantada. Neste momento, está sendo analisada a documentação de onze organizações sociais que se inscreveram no edital de qualificação. As entidades que se enquadrarem nos critérios municipais de organização social poderão participar do edital de concessão, a ser lançado até o início de 2023. No caso do São José, a Fipe foi contratada para analisar a viabilidade da gestão por OS. A etapa da qualificação deve ser aberta no ano que vem.
Continua depois da publicidade
> Sem novas edições até 2024, “Refis municipal” em Joinville tem proposta na Câmara
> Proposta em Joinville de nomes de vereadores em placas de obras é “esquecida”
> Joinville confirma primeiros estudos sobre recuos de obras para rios
> Censo 2022 vai encontrar Joinville quase 20% maior em moradias
> Revisão do Plano Diretor de Joinville retira prazos para aprovação de futuras leis
> Ampliação da BR-101 ou nova rodovia entram nas prioridades de entidades de Joinville
> Contrato de área prevista para loja da Havan na zona Sul de Joinville é rescindido