O Museu Nacional do Mar continua fechado por prazo indeterminado. O espaço em São Francisco do Sul foi interditado no final de novembro pela Fundação Catarinense de Cultura após vistoria feita pela Secretaria de Estado da Infraestrutura. A reabertura do museu vai depender de reformas ainda a serem contratadas pelo governo do Estado – na primeira tentativa, no final do ano passado, não houve empresas interessadas.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Após quase dois anos fechado, devido à pandemia, o museu foi reaberto no final de 2021. Naquele ano, o governo do Estado anunciou ainda uma reforma de R$ 20 milhões. Em julho de 2022, o museu voltou a ser interditado, em decisão judicial após ação do Ministério Público de Santa Catarina. A cobrança foi pela regularização da edificação, com cumprimento de medidas previstas no plano de prevenção contra incêndio.

A interdição foi mantida até setembro, após apresentação de laudo, com suspensão da liminar. Na sequência, o museu reabriu as portas por um período em novembro. No entanto, a própria fundação determinou nova interdição, por cautela, após constatação de transtornos provocados pelas chuvas.
O governo do Estado chegou a lançar edital para contratar empresa para a reforma da cobertura, em setembro, mas não houve empresas interessadas. Neste momento, estão sendo preparadas licitações para uma reforma emergencial e a reforma mais ampla. O museu só deve reabrir após a realização de obras (pelo menos, as previstas de forma emergencial).

Sai autorização para etapa do parque do Cachoeira, em Joinville

Continua depois da publicidade

ANTT autoriza “novo” acesso a Joinville pela BR-101

Em encontro com Jorginho, vereadores de Joinville vão reforçar dois pedidos