Após testes, a ArcelorMittal passou a utilizar caminhão 100% elétrico no transporte de bobinas na unidade de São Francisco do Sul, em iniciativa pioneira com esse tipo de veículo e carga, conforme a empresa. Mais quatro caminhões deverão passar a fazer a movimentação de bobinas ainda neste ano, em estratégia de avanço da descarbonização nas operações.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

O caminhão elétrico Volvo em operação desde agosto, da frota da transportadora WOEU, tem capacidade para 30 toneladas. Até o final do ano, mais quatro caminhões elétricos também vão passar a ser usados no transporte de bobinas, em parceria com mais transportadores. Os veículos, somados, vão transportar 120 mil toneladas de aço por ano, em rotas regionais até 200 quilômetros, a partir da unidade de São Francisco do Sul.

Os testes com o veículo elétrico começaram em janeiro, com percursos de 488 km, em três rotas. A avaliação foi de que o caminhão apresenta a mesma condição de dirigibilidade, segurança e facilidade de operação, conforme a empresa. Novas rotas serão avaliadas com as transportadoras.

“O uso de energia elétrica torna o transporte de cargas mais viável, sustentável e limpo. Além de agregar o valor ao nosso negócio, mostrando aos nossos clientes nosso compromisso com a descarbonização, é um grande passo para consolidarmos nossa estratégia de produzir aços inteligentes para as pessoas e o planeta”, afirma Eduardo Crescente Raya, diretor de Planejamento e Logística do segmento de Aços Planos da ArcelorMittal.

Continua depois da publicidade

Licença permite dragagem de mais de 12 milhões de metros cúbicos em canal em SC

Duplicação em SC libera 2,6 km em lote mais adiantado

Contorno de 12 km é foco em tentativa de volta de obras em lote de duplicação em SC

Licença para alargamento inédito em praia de SC autoriza volume maior do que o usado em Balneário Camboriú

Sai licença para dragagem de R$ 300 mi para ampliar acesso a portos de SC; modelo será inédito

Mais um imóvel de instituto de Joinville deverá ir a leilão

Novo trecho de ferrovia em SC terá compensação ambiental de R$ 2,8 milhões