As mulheres são responsáveis por mais de 80% das famílias atendidas pelo programa Bolsa Família em Joinville. Pelos dados de julho do Ministério do Desenvolvimento Social, são 12,5 mil famílias na cidade com responsável feminino. O grupo é equivalente a 84% dos atendimentos em Joinville do programa federal de transferência de renda. Em Santa Catarina, o percentual é sensivelmente maior, de 85%.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Mesmo que elevado, o índice era ainda maior em Joinville até 2017, quando passava de 90% – no entanto, naquela época, a cobertura do Bolsa Família era menor. A identificação do responsável familiar, que será quem vai receber o benefício, é feita no momento de registro no Cadastro Único. O programa federal atende 42 mil pessoas em Joinville, com desembolso mensal de R$ 10 milhões.

O Bolsa Família mudou de patamar na cidade e no País em menos de dois anos. O programa atendia 8,9 mil famílias em outubro de 2021, quando houve substituição pelo Auxílio Brasil. Naquele momento, o desembolso mensal era de R$ 1 milhão. Os benefícios tiveram reajuste no valor, em medida de enfrentamento dos impactos econômicos da pandemia e, além disso, a cobertura também cresceu, de forma gradativa. Atualmente, são quase 15 mil famílias contempladas pelo programa de renda na cidade.

Onde minirrotatórias foram descartadas em Joinville, após estudos

Continua depois da publicidade

Quais setores criaram mais empregos em Joinville neste ano

Quais são as regras para alimentar animais nas ruas em Joinville

O que ainda falta para a licitação dos ônibus em Joinville

Nova rotatória em Joinville mais perto de ser implantada

Proposta para incentivos para zona Sul traz sistema inédito de pontuação em Joinville

Projeto em Joinville quer proibir a palavra “grátis” em eventos da prefeitura e Câmara