A eliminação de uma das ciclovias mais utilizadas e tradicionais de Joinville está provocando reações em Joinville. O Movimento Pedala Joinville lamentou a mudança na rua Albano Schmidt e vai preparar campanha sobre o tema. A prefeitura alega que haverá ciclofaixa do outro lado da via, de forma compartilhada com a calçada.

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A Albano Schmidt está passando por obras de requalificação previstas no PAC da Mobilidade. Os trabalhos iniciaram em fevereiro do ano passado e serão concluídos no segundo semestre de 2022. O modelo é semelhante ao adotado nas ruas São Paulo e Blumenau, com instalação de concreto no pavimento em pontos de parada dos ônibus, recapeamento e novos passeios.

No caso da Albano, um investimento de R$ 8,2 milhões, será instalado corredor de ônibus. Com isso, a ciclovia passará para o lado direito, a ser compartilhada com as calçadas. Para o Pedala Joinville, a Albano é diferente da São Paulo: a via do Boa Vista tem movimento maior de ciclistas (a Albano é a rua de acesso à Tupy) e pedestres, há mais comércios, com veículos acessando os estabelecimentos – inclusive caminhões. A ONG apoia a instalação da via para os ônibus, mas defende espaço para os ciclistas.

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O Pedala Joinville teme que os ciclistas continuem usando a pista, com mais riscos. Além disso, o movimento das bicicletas poderá ser “dividido” com outras ruas, como a Helmut Fallgatter, por exemplo, onde há mais aclives. A ONG pretende iniciar campanha pelas redes sociais para apontar o que considera desvantagens das calçadas compartilhadas.

A prefeitura alega que a ciclofaixa será do outro lado da rua, de forma compartilhada com os passeios, como foi feito na São Paulo. Inclusive a calçada será alargada. Dessa forma, alega o município, não haverá perda de espaço para os ciclistas. Foram instaladas placas avisando sobre a mudança nos trechos já alcançados pelas obras.

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