O recuo de Joinville e região na matriz de risco do Covid vai permitir a ampliação da lotação máxima dos ônibus do transporte coletivo. Pelo decreto publicado na segunda-feira pelo governo do Estado, as cidades em situação “grave”, como Joinville, podem ter ocupação de até 70% nos veículos. Por enquanto, está sendo adotada a limitação de 50%, indicada para os municípios em nível de risco “gravíssimo”. Mas a mudança deve ocorrer ainda nesta semana. As demais medidas de prevenção no transporte coletivo continuam valendo, sem mudança.
Continua depois da publicidade
> Joinville altera toque de recolher e regras em estabelecimentos em novo decreto
> Após seis meses, Joinville tem recuo na matriz: risco agora é “grave”
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Se for confirmada a ampliação para 70%, a capacidade dos ônibus aumenta em 30% e reduz a necessidade de veículos extras em momentos de maior demanda de passageiros, como os horários de pico. Em maio, houve sensível aumento na movimentação e a média diária de transporte, alcançando 60 mil passageiros.
Continua depois da publicidade
Desde setembro do ano passado, por conta de decisões judiciais em ações apresentadas pelas empresas, a prefeitura de Joinville faz pagamentos mensais às concessionárias do transporte coletivo por causa dos prejuízos o sistema durante a pandemia. Na soma, foram desembolsados R$ 12,2 milhões até agora.
> Funcionária inventou ataque em escola de Massaranduba, diz PM