O Ministério Público Federal abriu inquérito civil para apurar se não houve irregularidades na cobrança das tarifas de energia pela Celesc, além de averiguar como foi a atuação da Aneel no caso. Os valores das contas foram motivo de queixas dos consumidores entre janeiro e fevereiro. O Ministério Público de Santa Catarina também acompanho o caso. Em fevereiro, foi fechado acordo com a Celesc para que fosse feita a inspeção em 1,2 mil unidades consumidoras.
Continua depois da publicidade
Em defesa da nova Arie
Um grupo de moradores está se preparando para reforçar a defesa da criação da nova unidade de conservação de Joinville, com maior extensão na zona Oeste e abrangência também no morro dos Atiradores. A mobilização a favor da área de relevante interesse ecológico é motivada pela alegação de defesa do meio ambiente. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente está preparando a criação da Arie, sem prazo para a edição do decreto.
Páscoa no Hospital Infantil

A visita da equipe do JEC/Krona ao Hospital Infantil de Joinville na tarde desta quinta-feira (18) fez parte da programação de Páscoa, realizada durante a semana pelo hospital em parceria com voluntários e empresas. Os atletas visitaram os pacientes do Infantil.
Distantes
Aliados na campanha de 2016 e colegas durante décadas na Acij, Udo Döhler e Ninfo König foram se afastando tanto nos últimos meses que agora estão politicamente distantes, ainda que não tenha existido um momento de rompimento. Aparentemente, nem há mais contato entre eles. O fosso só não é maior porque não há registros públicos de farpas entre eles. Mesmo Ninfo, contundente em discursos na Câmara de Joinville, evita críticas diretas ao prefeito.
Centreventos
Aberto em 2015 pela 20ª Promotoria de Justiça de Joinville, o inquérito civil para apurar as condições de segurança contra incêndio e pânico no Centreventos Cau Hansen e no Expocentro Edmundo Doubrawa continua aberto. O Ministério Público acompanha o caso por meio de vistorias solicitadas aos bombeiros militares, entre outras providências. Ainda há pendências nos imóveis administrados pela Prefeitura de Joinville.
Continua depois da publicidade
Pendências
Uma das situações é referente às portas das saídas de emergência: nem todas abrem no sentido do fluxo de saída, ainda que mantenham a abertura mínima exigida. Há questionamento ao cálculo de capacidade máxima, que não se enquadram nas regras definidas pelos bombeiros militares, entre outras observações.
Documentação
No mês passado, o Ministério Público de SC ouviu a corporação sobre a fiscalização e as cobranças feitas em relação ao Centreventos. A Secretaria de Cultura e Turismo garante estar buscando atender às exigências. No caso da documentação, a alegação é de que está em dia, como no caso do alvará.
Como era

As obras de restauração da fachada do Palacete Schlemm, na área central de Joinville, “descobriram” a identificação original do prédio. O restauro está sendo feito com recursos do Simdec. A reforma integral da construção ainda depende da busca de mais recursos.
Convite
Claudio Aragão recebeu a visita de Dorval Pretti e fez o convite para ingressar no MDB. O ex-vereador ficou de pensar.
Continua depois da publicidade