Em ofício enviado nesta semana à Secretaria de Saúde de Joinville, o Ministério Público de Santa Catarina volta a solicitar informações sobre as interdições de estabelecimentos e de eventos por causa do descumprimento das medidas contra a Covid. O pedido da 15ª Promotoria de Justiça é de que sejam enviadas cópias dos procedimentos administrativos abertos após os autos de interdições.
Continua depois da publicidade
> Joinville abre agendamento para vacinação de pessoas acima de 45 anos
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A solicitação faz parte de inquérito civil aberto no ano passado para acompanhar as ações de enfrentamento da pandemia. O pedido do MP inclui as ocorrências registradas pela Vigilância Sanitária e outros órgãos municipais que tenham recebido a incumbência de notificar o descumprimento. A promotoria fez pedidos semelhantes em março e maio, ainda não atendidos.
As regras já foram diferentes, mas pelo decreto em vigor, na primeira constatação de descumprimento, o estabelecimento receberá orientação, com possibilidade de multa. Em caso de reincidência, o estabelecimento será interditado por 72 horas, com chance de aplicação de multa. Se houver um terceiro descumprimento, a interdição será por dez dias. Na quarta constatação, são 20 dias de interdição.
Continua depois da publicidade
Joinville criou as patrulhas coronavírus no ano passado, com foco na fiscalização das medidas. Durante a pandemia, mais setores da prefeitura foram incluídos, inclusive com a participação de agentes de trânsito e guardas municipais nas forças-tarefa.
> MPF e MPSC preparam em Joinville análise do relatório da CPI do Mathias
> Adriano Silva e Luciano Hang trocam elogios em Joinville durante liberação de alvará
> Joinville tem três locais em análise para receber elevados
> Nos últimos seis meses, Joinville só não teve morte por Covid em um dia