O Ministério Público de Santa Catarina enviou ofício à prefeitura de Joinville com pedido de informações sobre quais providências foram tomadas em relação à Cidadela Cultural. Em decisão em 2022, em ação do próprio MP, a Justiça determinou a adoção de série de medidas, inclusive reforma e ocupação do espaço comprado de antiga cervejaria há mais de duas décadas – o prazo ainda não venceu. A prefeitura está preparando a concessão para a iniciativa privada, em processo que se arrasta há mais de dois anos.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

A solicitação da promotoria faz parte do procedimento aberto após a decisão judicial envolvendo a Cidadela. Pedidos de informação foram feitos momentos anteriores, a demanda de agora é para atualização. A sentença de 2022, após ação apresentada pelo MP depois do incêndio em um dos galpões determinou a execução de obras de reparo emergencial; remoção de materiais inflamáveis e montagem e licenciamento de plano de restauro da Cidadela em até 180 dias.

A instalação de sistema de monitoramento e implementar medidas de segurança para evitar invasões e elaboração de plano para implantação de centro de cultura, turismo e lazer, com abrangência em todas as edificações, com quatro anos para a realização das obras para a implementação também está na lista. Em 2022, a prefeitura fez a limpeza do local e lançou edital para propostas de modelagem para a concessão. O estudo recebido continua em análise. O município também quer a ampliação do prazo da reforma de quatro para seis anos.

Continua depois da publicidade

Infraestrutura tem maior avanço no emprego entre setores da construção em Joinville

Qual o futuro do canal fechado em ilha de SC há quase 90 anos

Quais os bairros mais populosos de Santa Catarina

Joinville tem lançamento de condomínio clube vertical, com duas torres

Quais os bairros mais populosos e quais mais cresceram em Joinville

Rodovia em SC tem contratação de projetos para duplicação de 500 km

Novos prédios: quais as próximas etapas de bairro planejado em Joinville