O Ministério Público de Santa Catarina busca a ampliação das espécies a serem atendidas na futura concessão do Centro de Bem-estar Animal de Joinville (CBEA). Em ofício encaminhado à Secretaria de Meio Ambiente (Sama), a promotoria questiona de que forma será feito o atendimento de todos os animais domésticos. Após o envio do pedido de informação, foi marcada uma reunião para discutir o acolhimento de animais domésticos e silvestres nos finais de semana. O encontro no dia 13 de dezembro terá a participação do MP, CBEA/Sama, PM Ambiental, Unisociesc e IMA.

Continua depois da publicidade

Clique para receber notícias de Joinville e região no WhatsApp

A apuração da 21ª Promotoria de Justiça foi iniciada após a constatação de que a terceirização do CBEA iria contemplar o mesmo foco de atendimento, voltado para cães, gatos e equídeos, como cavalos, por exemplo. O inquérito também foi motivado pelo fato de galos apreendidos em operações policiais não terem sido aceitos pelo município. Em consulta ao IMA, o MP quis saber quais as competências no atendimento da fauna doméstica.

O IMA informou, com base em leis federais e estaduais, de que a gestão de animais domésticos não cabe ao instituto estadual – e nem ao Ibama. Dessa forma, o Ministério Público enviou ofício à Secretaria de Meio Ambiente de Joinville perguntando como o Centro de Bem-estar Animal vai atender a todos os animais domésticos. Na definição legal de animais domésticos, estão cães, gatos, gado bovino, suíno, ovino e caprino e aves de capoeira (domésticas), como galos e galinhas.

A concessão do CBEA para clínica privada, após licitação, começou no final do mês passado. O contrato tem duração inicial de três anos, com prestação de 321 serviços envolvendo animais. O centro terá maior capacidade de atendimento de animais. Na última sexta-foi entregue a reforma das instalações no Vila Nova.

Continua depois da publicidade

Além de atualizar custo da obra, novo edital da Ponte Joinville teve revisão de regras

Proposta quer autorizar camionetas no táxi em Joinville

Engenharia aeroespacial é o curso mais procurado na UFSC Joinville

Como a contratação de temporários avançou na prefeitura de Joinville

Empréstimo para ponte em Joinville vai precisar de reforço de mais de R$ 100 milhões

Com mudança em valores, instituto volta a tentar a venda de dois imóveis em Joinville

Joinville poderá contar com a “Cidade do Samba”; saiba o local