O Ministério Público de Santa Catarina vai lançar em Joinville o programa Trabalhando Juntos, voltado para a qualificação e contratação de jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Empresas serão convidadas a participar do projeto. O procedimento sobre o Trabalhando Juntos foi aberto nesta semana pela 4ª Promotoria de Justiça de Joinville.

Continua depois da publicidade

> Compra de próteses em Joinville tem quatro editais seguidos sem interessados

​​​​​​​​​​​​​​​>​ Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O público-alvo são os adolescentes em acolhimento institucional (abrigos), os acompanhados pelos serviços de assistência social (com vulnerabilidade social ou econômica) ou quem está em cumprimento de medidas socioeducativas. O MP alega que há jovens atendidos pela rede de assistência social que não estão matriculados no ensino regular ou não contam com formação no ensino médio.

A situação envolvendo a escolaridade prejudica a conquista do primeiro emprego ou do estágio, conforme a promotoria. “A evasão escolar e a falta de perspectiva por um emprego e crescimento profissional deixam os adolescentes e jovens estagnados na situação em que se encontram’, conclui o MP.

Continua depois da publicidade

Levantamento da promotoria, baseados em números, indica a possibilidade de expansão do Jovem Aprendiz em Joinville, afinal nem todas as cotas de aprendizagem (percentual de vagas reservadas ao programa) estão preenchidas – seriam em torno de 2,5 mil. Uma reunião do MP, Judiciário, CIEE e auditoria da fiscalização do trabalho vai discutir o formato do programa. O Trabalhando Juntos também será apresentado às empresas.

> Para prefeitura de Joinville, há redução no número de pessoas em situação de rua

> Lei de Joinville sobre linguagem neutra é inconstitucional, decide Justiça

> Ex-prefeito de Joinville consegue anulação de votação da Câmara sobre contas

> Adriano Silva veta projeto contra passaporte da vacina em Joinville

​> Joinville tem 20 postos de saúde com falta de médicos ou enfermeiros; veja quais

> Prefeitura de Joinville envia projetos para reduzir déficit bilionário com Ipreville