O Ministério Público de Santa Catarina recomendou nesta semana à prefeitura de Joinville a ampliação da cobertura do ensino em tempo integral na rede municipal de ensino. A iniciativa da 4ª Promotoria de Justiça faz parte de procedimento aberto no ano passado para acompanhar o cumprimento da meta do Plano Nacional de Educação para o ensino integral, com jornada mínima de sete horas por dia.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O Plano Municipal de Educação traz metas mais amplas, em relação ao Plano Nacional. No caso do plano de Joinville, em vigor desde 2015 e com prazo de atendimento até 2025, a meta é oferecer educação integral em até 70% dos estabelecimentos do ensino básico – em relação à prefeitura, as atribuições são ensino infantil e ensino fundamental –, como forma de oferecer a modalidade a pelo menos 30% dos alunos matriculados (a meta nacional é de 25%).

Na recomendação, o MP cita que além dos benefícios na aprendizagem, o ensino integral representa 30% a mais no repasse do Fundeb. Em Joinville, conforme apurou a promotoria, a maior parte das vagas oferecidas no ensino integral se concentram nas creches, com redução a partir das faixas acima de três anos de idade, principalmente no ensino fundamental.

A recomendação é para a ampliação gradativa da jornada no ensino básico como forma de alcançar o cumprimento dos planos nacional e municipal. A solicitação é para que as leis orçamentárias tenham reservas de recursos para a expansão. Além de recomendar expansão já a partir deste ano, o MP quer a distribuição das novas vagas no ensino integral seja feita de forma proporcional entre as etapas de ensino.

Continua depois da publicidade

Licitação do ônibus em Joinville poderá ter lote único

Quanto a prefeitura de Joinville deve às empresas de ônibus e por que valor não deve mudar

Joinville terá orçamento de R$ 5 bilhões em 2024; nem tudo se confirmará

STF forma maioria em ação sobre função dos bombeiros voluntários em SC

Onde fica o primeiro trecho a ser liberado na duplicação da BR-280

Antes da duplicação parcial, via em Joinville tem instalação de rede

O que será feito em área em terraplanagem no Parque Hansen, em Joinville