O Ministério Público de Santa Catarina quer informações da prefeitura de Joinville sobre as obras da ponte sobre o rio Cachoeira, entre as ruas Aubé e Plácido Olímpio de Oliveira. A solicitação é de relatório que comprove que não foram realizadas intervenções sobre cursos d’água, nem derrubada de vegetação, nem terraplanagem. Os trabalhos de construção da ligação entre os bairros Boa Vista e Bucarein estão paralisados desde o mês passado, quando a prefeitura anunciou a rescisão por descumprimento do contrato.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Após representação feita no final de fevereiro, a 14ª Promotoria de Justiça passou a apurar se não houve intervenção em área de preservação permanente em desacordo com a licença ambiental. A autorização ambiental para a ponte veio por meio de “declaração de atividade não constante”, ou seja, não faz parte da lista das atividades sujeitas ao licenciamento ambiental. Agora, o MP quer saber se houve alguma intervenção não prevista na declaração.

A prefeitura ainda tem prazo para a responder ao questionamento, mas, em manifestações anteriores, a alegação tem sido que a construção da ponte tem sido pelo método com uso de ensecadeira, uma estrutura provisória usada somente no momento das obras. Assim que o trecho é concluído, a estrutura é transferida para a etapa seguinte. Em relação à retomada das obras, após a rescisão, a prefeitura está consultando as demais participantes da licitação para saber se há interesse das empresas em concluir a obra. Se não houver, o edital da concorrência terá de ser relançado.

Após polêmica, projeto sobre três áreas para Minha Casa, Minha Vida é retirado em Joinville

Continua depois da publicidade

SC-418 ganha nova estrutura de contenção, em Joinville

Trecho do Cachoeira, em Joinville, terá desassoreamento

Sai decisão judicial sobre reajuste da água em Joinville no passado

Esgoto sem tratamento em Joinville equivale a 28 piscinas olímpicas por dia

Acij cita impactos e busca informações sobre melhorias na BR-376