A falta de abrigos de ônibus no trecho mais central da rua São Paulo levou o MP abrir um procedimento para apurar a situação. As estruturas foram retiradas durante as obras de melhorias na via e a 14ª Promotoria de Justiça quer saber por que não foram reinstaladas. A Prefeitura de Joinville tem alegado a rescisão de contrato com empresa como motivo do atraso. Nova licitação será realizada. 

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De 2014

Ao final da reunião pública desta quarta-feira (08), sobre o licenciamento, foi exibida uma postagem de Udo de 2014 em rede social se posicionando contra alterações na cota 40. A exibição foi feita para tentar rebater o vídeo mostrado por Richard Harrison no qual vereadores que cobram mais agilidade da Prefeitura na liberação de empreendimentos se manifestavam contra a proposta que permitia utilização de terrenos que deixaram de ser cota 40 (caso da área mapeada pela Havan na rua Santa Catarina). Na prática, esse projeto não mexe na cota 40, mas permite imóveis já rebaixados receberem construções.

Contorno

Em investimento de R$ 500 mil, está sendo concluído novo traçado em trecho Estrada João de Souza Mello e Alvim, no chamado contorno do aeroporto. Aquele local iria passar por mais mudanças caso a ampliação da pista fosse naquela direção. Mas, agora, se a pista do terminal vier a ganhar mais extensão será na direção inversa. 

Causa e consequência

A campanha Voe por Joinville para incentivar o maior uso do aeroporto de Joinville terá de vencer o dilema entre causa e consequência, semelhante à enfrentada pela luta do ILS: sem mais passageiros, a cidade tem menos voos e tarifas mais caras, enquanto que a movimentação de passageiros acaba não crescendo justamente por causa dos preços e do número reduzios de voos. A campanha parte do principio de que se mais gente voar, as passagens caem e aumentam os voos.

ILS era semelhante

Com o ILS foi parecido. O pedido de instalação era rejeitado porque Joinville tinha uma baixa movimentação de passageiros. E a campanha pelo aparelho rebatia que era justamente pela falta do ILS que Joinville tinha muitos voos cancelados por causa do mau tempo e, consequentemente, menos passageiros. Até que em 2010, o então ministro da Defesa, Nelson Jobim, foi convencido e decidiu instalar o equipamento, em operação desde 2014. 

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Com Congonhas?

A pretensão de retirar o aeroporto de Joinville do lote de concessão dos terminais do Sul e leiloá-lo em conjunto com Congonhas será difícil de levar adiante. A mobilização existe porque há o temor de que a empresa que levar o bloco Sul vá privilegiar Curitiba (São José dos Pinhais) e Navegantes, deixando Joinville em segundo plano – ainda que o contrato de concessão determine investimentos. Só que o plano do governo federal é de leiloar Congonhas em 2022 de forma isolada, sem integrar lotes.