O Conselho de Segurança 14 (Anita e São Marcos, entre outros bairros) e a Associação dos Moradores do Anita Garibaldi estão solicitando a instalação de mais câmeras de vigilância nos bairros, principalmente no Anita. Na mesma lista de demandas, está o pedido de instalação de posto da PM na rodoviária, hoje atendida por equipe de policiais em viatura.
Continua depois da publicidade
Ocupação
No documento entregue ao MP, há queixa em relação à falta de instrumento para impedir a ocupação de vias públicas, um referência às barracas instaladas na Ottokar, em frente ao Cemitério Municipal. A situação em frente à antiga estação ferroviária também é relatada, entre outros pontos considerados críticos. O pedido é acolhimento dos moradores de rua em albergues.
Como seria
Caso as novas regras de preenchimento de vagas no Legislativo estivessem valendo em 2016, garante estudo de cidadão de Joinville, Rodrigo Thomazi, Manoel Bento e Levi Rioschi teriam sido eleitos vereadores.
Nova regra
Os partidos de Thomazi e Bento, assim como a aliança de Levi, não alcançaram o quociente e ficaram fora. Agora, quem não alcançar o quociente entra na disputa de vagas pelas sobras.
Em viagem
Como tem compromissos em Brasília, Coronel Armando não acompanha a visita de Fabio Schiochet a Joinville, nesta segunda-feira (2).
Continua depois da publicidade
Com vazão ecológica
A chuva do final de semana, com previsão de continuidade durante a semana, ajuda a elevar o nível dos rios de Joinville e afasta de vez os riscos de impactos no abastecimento. Mas até então, mesmo com a estiagem, tal risco não havia. A captação nos rios Cubatão e Piraí está normal, sem nem ameaçar a vazão ecológica – nível a ser mantido para manter as condições ambientais dos cursos d’água. No ano passado, a situação estava pior no Piraí.
Sem relação alguma
Uma das mais curiosas – e equivocadas – teses envolvendo o tamanho da população de Joinville é aquela que relaciona a quantidade de moradores com o número de empresas do transporte coletivo: se passar de determinada faixa, 600 mil moradores, por exemplo, teria de ter mais uma concessionária. Não existe lei alguma em Joinville ou aplicável na cidade que determine essa obrigação. O futuro edital até pode trazer algo nesse sentido, mas hoje não tem nada – em Joinville, existe no caso das funerárias.