No sábado, moradores do São Marcos fizeram caminhada em defesa da criação da área de relevante interesse ecológico (Arie) no bairro da região Oeste de Joinville. A luta pela unidade de conservação é antiga, principalmente por causa do morro do São Marcos. A mobilização do pessoal foi para reforçar a luta pela Arie.

Continua depois da publicidade

Nova área de preservação

No ano passado, apareceu a proposta de uma unidade de conservação ampliada, com abrangência também no Atiradores e na zona Oeste, até o morro do Meio. Seriam 2,7 mil hectares da Arie Piraí, também apoiada por quem defende a Arie São Marcos. Seria uma condicionante, espécie de contrapartida, às obras de drenagem do rio Mathias. A proposta da Prefeitura foi aprovada no Conselho Municipal do Meio Ambiente. Mas surgiram resistências, com formação de associação de donos de imóveis na região da Arie.

Contraproposta da Arie

A associação apresentou contraproposta, com duas Aries com 992 hectares, na soma. Ao longo de 2019, o tema saiu de pauta. Uma audiência pública marcada para apresentar a proposta da Prefeitura foi cancelada em março depois da queda do teto da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e nunca mais a Prefeitura se manifestou. Dessa forma, a Arie do São Marcos também acabou em segundo plano.

Continua depois da publicidade