O monitoramento da construção da Ponte de Guaratuba está acompanhando também as aves e peixes da região das obras. Os dados sobre a quantidade e variedade de animais são utilizados como indicadores ambientais na região das obras, conforme divulgado pelo governo do Paraná. A ponte entre Guaratuba e Matinhos tem 1,2 mil metros de extensão, com previsão de conclusão das obras em 2026.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
O monitoramento é trimestral, com verificação em seis pontos pelo consórcio responsável pela supervisão de obras. Neste ano, mais de 100 espécies de aves foram identificadas, como tucanos-do-bico-verde, corujas-buraqueiras, tiês-sangue, aracuãs-escamosos, garças, fragatas e guarás, por exemplo. A comparação dos dados ao longo do tempo permite acompanhar o comportamento dos animais e eventuais impactos.
Confira imagens de aves em Guaratuba
Na lista de espécies de peixes encontrados com mais frequência, estão corvina, manjuba, carapeba, baiacu, parati, bagre-urutu, linguado, robalo-peva e sardinha-cascuda. “Ao analisar a composição, riqueza e abundância de espécies em uma região, é possível determinar o nível de conservação deste local. Isto é fundamental para que estratégias de mitigação sejam traçadas caso o monitoramento identifique alterações”, alegou a bióloga do Consórcio Supervisor da Ponte de Guaratuba, Aline Prado, conforme divulgado pela assessoria do governo do Paraná.
Continua depois da publicidade
Por que novas pontes em Joinville são “diferentes” na navegação
Futura obra de R$ 350 milhões para portos de SC tem novo passo
Por que altura de nova ponte será tema de reunião em Joinville
Qual será o orçamento da prefeitura de Joinville para 2025
Ação da “lei das abelhas” de Joinville chega ao STF
Como vai funcionar o hospital veterinário municipal em construção em parque de Curitiba
Rios com mananciais de Joinville terão plano contra inundação