A ação judicial apresentada pelo Ministério Público de Santa Catarina com cobrança de instalação de corredor ecológico na zona Norte de Joinville, na zona industrial, levou em conta levantamento sobre o número dos bugios-ruivos, entre outros estudos. Na década passada, área de 312 hectares na região da bacia do rio do Braço foi percorrida, com registro de 53 animais, divididos em grupos. Mais bugios foram encontrados em outras áreas no entorno. No ano passado, novo monitoramento, entre 2014 e 2019, identificou 55 bugios-ruivos.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
O corredor ecológico cobrado pela 21ª Promotoria de Justiça é para dar mais segurança aos bugios e pelo menos outras dez espécies na travessia entre as áreas com cobertura de vegetação, os maciços florestais. A extensão proposta do corredor ecológico tem dez quilômetros. Ação do MP tem pedido para a prefeitura e empresa de logística pela instalação de estrutura.
Os passadores de fauna, com pontes de cordas, têm sugestão de instalação sobre ruas e avenidas, como Dona Francisca, Santos Dumont, Tenente Antonio João, por exemplo, e sobre a BR-101, uma forma de permitir uma ligação mais segura entre a região do Distrito Industrial de Joinville e a Serra Dona Francisca. O Judiciário está analisando o pedido do MP.
Confira imagens de bugios-ruivos
Continua depois da publicidade
Quantos apartamentos novos foram vendidos em Joinville em 2024
Entidades empresariais de SC enviam ofício a ministro sobre BR-101 Norte
Joinville tem registro de mais multas em veículos com “descarga livre”
“Da panela ao copo”, Joinville terá congresso técnico sobre produção de cerveja artesanal
Construção de ponte de quase R$ 300 milhões em Joinville tem data para início das obras
Quais os trechos de maior movimento de veículos na BR-280
Quais os planos de associação empresarial para fortalecer turismo em cidade de SC