A retomada das obras de asfaltamento da estrada entre São Francisco do Sul (parte continental) e Itapoá está motivando nova mobilização, com participação do governo do Estado e deputados da região. A pavimentação do trecho de 11 km faz parte da Costa do Encanto, um programa de revitalização de vias litorâneas lançado por Luiz Henrique nos anos 2000, paralisou em 2016 após decisão do Justiça Federal. As demais obras estavam concluídas quando saiu a decisão.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
As licenças ambientais foram anuladas, em pedido do Ministério Público Federal, porque não houve realização de estudos de impacto ambiental. Desde então, vem sendo feitas tratativas entre Estado e MPF, sem êxito para a liberação das obras. O MPF concordou com a realização de estudo de conformidade ambiental, a ser licenciado pelo IMA.
O ECA é uma forma de regularizar empreendimentos já iniciados ou concluídos. No entanto, até hoje o estudo ainda não foi realizado – as informações que chegaram ao MPF é que somente agora está sendo preparada a contratação do serviço. Os deputados da região trataram do tema com Jorginho Mello na visita do governador a Joinville. Os parlamentares querem uma reunião para tentar buscar acordo, com participação da Secretaria de Infraestrutura, Procuradoria-geral do Estado e MPF. Uma das possibilidades é que as prefeituras de São Francisco do Sul e Itapoá assumam as obras, em convênio com o Estado.
Bancada do Norte elege três rodovias como prioridade para restauro
Continua depois da publicidade
Câmara de Joinville vai homenagear quatro juízes com títulos de cidadão honorário e benemérito
Por que parte dos endereços dos radares em Joinville terá mudança; confira lista
Qual o futuro da proposta da rodovia paralela à BR-101
Joinville tem proposta para rotatória em forma de gota