Uma mobilização com a participação da bancada catarinense no Congresso Nacional, entidades empresariais, prefeitura e outras entidades é a iniciativa defendida pelo deputado federal Rodrigo Coelho (PSB) para a retomada das obras do contorno ferroviário de Joinville, cuja paralisação das obras completa dez anos em 2021. O plano é a inclusão da obra na renovação da concessão da malha ferroviária da região Sul, prevista para ocorrer até o final de 2022. A medida também tem sido defendida pelo governo federal porque não há recursos da União disponíveis para a obra.

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Paralisada desde junho de 2011, a construção do novo ramal ferroviário retira a passagem dos trens de carga da área urbana de Joinville. Não há previsão de recursos para a retomada da obra porque não há rubrica no orçamento da União. O licenciamento de trecho do contorno, alterado na revisão do projeto, está em andamento (mas a obra está liberada no restante). Em live com a Acij em dezembro, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, alegou falta de recursos e citou a possibilidade de inclusão do contorno na antecipação da renovação da concessão, o que deixaria a obra sob responsabilidade da empresa concessionária.

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Em documento enviado ao Ministério da Economia, onde são tratadas as parcerias em investimentos em infraestrutura, entre outras, o deputado Coelho reforça o pedido de inclusão do contorno de Joinville na renovação da concessão. “Por isso, a importância da união da bancada catarinense, dos municípios da região, Fiesc, CDL, Acij, Ajorpeme, Acomac, prefeitura etc”, alega o deputado.

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