A repactuação da concessão da BR-101 Norte e o maior volume de recursos para a duplicação da BR-280 impõem o foco nas estradas federais, mas a mobilização de lideranças do Norte também precisa se direcionar para as rodovias estaduais: ainda não há definições sobre duplicações de segmentos das SCs 418 e 108, já licitadas, entre outras vias com expectativas de receberem obras estaduais.

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A possibilidade de repactuação da concessão da BR-101 Norte traz a chance de antecipar a inclusão de obras não previstas no atual contrato. A ampliação da capacidade de tráfego da rodovia está se transformando na principal demanda viária de Joinville e região. Por isso, a importância da mobilização política, iniciada nas últimas semanas. As cobranças sobre a BR-280 também são necessárias, afinal se trata de uma obra iniciada há quase uma década e ainda distante da conclusão – a rodovia não cruza Joinville, mas é fundamental para a economia da cidade e da região. As demandas sobre as estradas estaduais também merecem atenção.

A SC-418 conta com projeto de restauração concluído, ainda no ano passado, para o segmento entre Joinville e Campo Alegre. Um dos lotes, os 12 km entre a BR-101 e o chamado pé da Serra Dona Francisca, foi licitado no final de 2022, no governo anterior. No entanto, não há nenhuma definição se a obra será executada ou se o projeto passará por modificações, afinal, há resistências em Pirabeiraba em relação à pretendida duplicação.

A duplicação da SC-108 entre Guaramirim e Massaranduba também teve licitação concluída em 2022, com escolha de proposta de R$ 238 milhões. Mas não há estimativa de início dos trabalhos. A duplicação da rua Dona Francisca no Distrito Industrial, em segmento de quase 6 km, chegou a ser anunciada na administração anterior e tem compromisso de realização pelo atual governo, mas ainda não houve lançamento do edital. Há solicitação de entidades empresariais para que a concorrência da obra de R$ 60 milhões seja lançada no evento de inauguração de elevado na zona industrial, em fase final de obras, contratadas pelo Estado.

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A conclusão da ponte e viaduto na BR-280, em segmento estadualizado entre Guaramirim e Jaraguá do Sul, teve cobranças pela demora e o novo prazo a ser abril de 2024. Há uma obra com maior mobilização de lideranças de Joinville e região pela retomada, a pavimentação da estrada entre a Vila da Glória (São Francisco do Sul). No entanto, nesse caso, a volta dos trabalhos parados em 2016 depende de autorização judicial – o que não ocorre com os demais exemplos citados.

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