Em nova mobilização pela ampliação da BR-101 Norte, lideranças políticas e empresariais de Joinville foram à ANTT para a inclusão de obras no novo contrato de concessão. O movimento faz parte da estratégia montada na cidade após o Ministério dos Transportes abrir a possibilidade de prorrogação de parte dos atuais contratos. Em outra frente, a concessionária monta a proposta técnica a ser apresentada à agência até o final do ano. Há possibilidade de o novo contrato ser assinado em 2024, prorrogando para 2048 uma concessão que vence em 2033.

Continua depois da publicidade

Clique para receber notícias de Joinville e região no WhatsApp

Na agenda realizada em Brasília, a ANTT recebeu um relatório com as propostas para a ampliação da capacidade de tráfego na BR-101 no segmento entre Garuva e Barra Velha. O foco é na ampliação das vias marginais e ruas laterais, com construção de viadutos, entre outros investimentos. A concessionária tem proposta para 19 intervenções somente na região de Joinville, sendo que parte já conta com projetos executivos.

A proposta de repactuação será submetida à ANTT e ao Ministério dos Transportes, que definirá o que pode ser incluído na prorrogação do contrato. Uma das principais questões é definir como o custo dos investimentos será repassado à tarifa, em qual peso e período de tempo. Depois, será a vez de análise pelo TCU antes da assinatura do novo contrato. A estimativa é que o processo possa ser concluído ainda em 2024. As tentativas anteriores, de inclusão das obras nas revisões quinquenais, não foram adiante.

A agenda na ANTT, onde a comitiva de Joinville foi recebida pela direção nacional da agência, foi marcada pelo senador Esperidião Amin e o deputado Darci de Matos. O encontro teve a participação da senadora Ivete da Silveira e dos deputados Zé Trovão, Fernando Krelling, Matheus Cadorin, Maurício Peixer e Sargento Lima. Pela Câmara de Vereadores, compareceram Diego Machado, Nado e Wilian Tonezi.

Continua depois da publicidade

O secretário de Infraestrutura, Jorge Correia de Sá, foi o representante da prefeitura. Os presidentes da Ajorpeme e CDL, Cintia Ebert Huang e Marcos Antonio Bittencourt, e o vice-presidente da Acij, com atuação na Infraestrutura, Marco Antonio Corsini, representaram o Conselho das Entidades Empresariais de Joinville.

Sem obras, contrato de supervisão de ponte em Joinville tem nova suspensão

Novo e PSD se adiantam e fecham acordo para 2024 em Joinville

Instalação de curso de medicina em Joinville está nos planos da UFSC

Qual será a escola de novo bairro planejado de Joinville

Prefeitura de Joinville envia resposta ao MP sobre postagem de Adriano Silva

Pré-candidatos a prefeito do Novo terão encontro com Adriano em Joinville

FOTOS: Quando vai ficar pronto novo elevado de Joinville