Com diferentes pontos de vista mostrados pelos candidatos a prefeito sobre como enfrentar a demanda, os principais desafios em mobilidade de Joinville são a ampliação da capacidade viária em um cenário de permanente limitação financeira; buscar uma forma de pelo menos estancar a perda de passageiros no transporte coletivo, examinar a viabilidade de novos modais e, ainda, tentar reduzir o déficit da pavimentação, uma conta de 600 km.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

As desapropriações continuam como entraves para a ampliação das vias em Joinville. Em levantamento do ano passado, o custo na compra de imóveis de três duplicações (etapa final da Ottokar Doerffel, Almirante Jaceguay e Dona Francisca entre Döhler e Schulz) foi estimado em R$ 138 milhões. E ainda tem o custo das obras, evidentemente. A antiga Beira-Mangue, um contorno entre as zonas Sul e Leste projetado há mais de três décadas, teve participação na campanha, mas o custo da conclusão não chegou a ser mencionado.

A licitação foi o foco principal da campanha eleitoral no tema do transporte coletivo, com promessas de realização do certame. Na atual gestão, o novo modelo foi apresentado ainda no ano passado, mas o edital não chegou a ser lançado porque estaria em revisão final. A movimentação está em torno de 110 mil passageiros por dia útil, sem recuperar o número anterior à pandemia (que já vinha caindo desde os anos 2000) – não houve recuperação integral nem mesmo entre quem anda de graça, com gratuidades.

O desafio de eliminar o déficit da pavimentação gira em torno de R$ 2 bilhões, conforme atualização de estimativa de 2021. Um montante distante da capacidade da prefeitura – mas que não elimina a busca por mecanismos para ao menos reduzir essa demanda em infraestrutura. Dentro do intervalo dos próximos quatro anos, mais precisamente em 2026, Joinville vai alcançar a marca de meio milhão de veículos. Um patamar que ajuda a demonstrar o tamanho do desafio em mobilidade.

Continua depois da publicidade

Projeto para ferrovia de mais de R$ 10 bilhões em SC deve ficar pronto em março

Joinville tem segmento da BR-101 com sugestão de prioridade para novas obras

Valorização e 60 mil veículos a mais quase dobram receita do IPVA em Joinville em 5 anos

Nos dez anos da fábrica da BMW em SC, modelo ganha versão especial e limitada

Como está a construção de túnel duplo em contorno de R$ 1 bilhão em SC

Projeto para mais terceiras faixas em rodovia de SC fica perto de iniciar

Adutora de quase 15 km para principal manancial terá projeto em Joinville