As prefeituras de Araquari, Balneário Barra do Sul e São Francisco do Sul pediram ao ministro dos Transportes, Renan Filho, prioridade para a duplicação de trecho da BR-280. O segmento solicitado tem 11 quilômetros em Araquari, entre o Itinga e o acesso a Barra do Sul. “Resolvendo aquele trecho ali, a situação melhora muito e para todos”, diz o prefeito de Araquari, Clenilton Pereira, que representou os demais prefeitos. As câmaras de vereadores e entidades empresariais também assinaram o documento.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O ministro Renan visitou a duplicação da BR-280 na terça-feira, com agenda no túnel em construção em Jaraguá do Sul. O trecho solicitado pelos prefeitos faz parte do lote 1 da duplicação, com 36 km entre São Francisco do Sul. O segmento com pedido de priorização cruza a área urbana de Araquari e o único acesso rodoviário a São Francisco do Sul e principal acesso a Barra do Sul – que pode ser acessada ainda pela BR-101.

Na retomada do lote 1, após a revisão do projeto, uma das frentes de trabalho será em parte do segmento solicitado, no entorno do Instituto Federal Catarinense (IFC). No local, será construído elevado, com duplicação de pelo menos 4 km. As obras devem voltar entre julho e agosto. As demais intervenções no segmento vão depender do avanço das desapropriações e de ajuste no projeto do traçado. A outra frente de trabalho na retomada será no contorno de São Francisco do Sul.

O pedido dos vereadores é também por audiência com o ministro, em Brasília, com a BR-280 como pauta. “Queremos que obra (no lote 1), não pare mais após reiniciar, com velocidade maior”, diz o prefeito Clenilton. O encontro com o ministro na terça-feira foi agendado pelo deputado federal Carlos Chiodini (MDB).

Continua depois da publicidade

Novas concessões em estradas de SC são improváveis antes de 2025

Contorno de R$ 500 milhões em Joinville ganha licença; obras ainda sem data

Joinville quer criar novo auxílio municipal; proposta está na Câmara

Qual a relação das receitas de Joinville com o tamanho da população

Terminal central de Joinville vai “sobreviver” à licitação dos ônibus

Qual o valor médio pago pelo Bolsa Família em Joinville

Prefeitura de Joinville mais perto de novo modelo de terceirização