A meta de testar pelo menos mil pessoas por dia em Joinville deverá ser possível em duas semanas, a partir de 13 de outubro. A demanda pela testagem continua alta, com o sistema de agendamento pela internet ainda congestionado. A oferta de mais locais para a realização dos diagnósticos é uma das estratégias para a ampliar a capacidade de atendimento.
Continua depois da publicidade
> Joinville quer mudar regra para permitir volta dos eventos
> Estado registra mais cinco mortes de moradores de Joinville por coronavírus
A nova fase da testagem do coronavírus em Joinville, aberta para todos os interessados sem sintomas – a testagem de quem tem sintomas já era aberta a todos os pacientes – começou na semana passada. A oferta inicial de 200 testes rápidos por dia foi rapidamente agendada e logo passaram a ser oferecidas 500 vagas diárias. Agora, conforme a Secretaria de Saúde de Joinville, são 700 testes por dia, inclusive com oferta aos sábados no centro de triagem do Boa Vista, sem necessidade de agendamento – há limitação de testes disponíveis.
Ainda assim, a “fila” de interessado em passar pelos exames não é totalmente atendida: no início da tarde desta quarta-feira, por exemplo, não havia vagas para agendamento pela internet (o cadastro é feito pelo site da prefeitura de Joinville, no espaço “Coronavírus”). Desde o início da pandemia, foram aplicados 84 mil testes para Covid-19 em Joinville, incluindo redes pública e privada.
Continua depois da publicidade