No comando de Joinville há oito anos, com Udo Döhler, o MDB quer apoiar o governo Adriano Silva. Em reunião na terça-feira com o prefeito eleito, os três vereadores eleitos do partido se manifestaram favoráveis à “governabilidade”. O grupo afirmou ainda que pretende votar em bloco na eleição para a presidência da Câmara de Joinville – o MDB está se aproximando do Novo nas articulações, o que já representaria seis votos em uma disputa na qual são precisos dez votos, no mínimo.
Continua depois da publicidade
> Schirlene Chegatti assumirá a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Joinville
> Adriano anuncia futuro secretário de Comunicação de Joinville
> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui
A participação do MDB no governo também deve entrar em pauta. Além de Adriano, a vice-prefeita eleita Rejane Gambin e o futuro secretário de Governo, Gilberto Leal, receberam os vereadores do MDB. A posição de Adilson Girardi, Claudio Aragão e Henrique Deckmann, a futura bancada do MDB, sobre a governabilidade tem o aval de Fernando Krelling, o presidente do MDB em Joinville e então candidato do partido nas eleições municipais.
Continua depois da publicidade
O prefeito Udo também não se opõe ao apoio ao governo do Novo. “Vamos pela governabilidade”, diz Fernando. Sobre a eventual participação do MDB na administração Adriano, o deputado alega que não existe nenhuma definição do partido – se houver alguma indicação, será por posição dos vereadores.
A disputa pela presidência da Câmara só será decidida na reta final. Além do bloco Novo-MDB, há outro grupo se reunindo, com participação de oito vereadores eleitos. O Legislativo em Joinville tem 19 parlamentares.