A intenção de Marco Tebaldi em concorrer à presidência estadual do PSDB foi confirmada ontem em reunião em Joinville com a participação de lideranças tucanas do Norte. O ex-senador Paulo Bauer participou do encontro. “Tenho décadas de dedicação ao partido, inclusive me sacrificando em determinadas eleições. Considero que é minha vez, posso me dedicar”, diz o ex-prefeito e ex-deputado federal.

Continua depois da publicidade


Sem novas saídas

Para Tebaldi, o mais importante do PSDB neste momento é evitar mais saídas do partido – para ele, a desfiliação do Napoleão Bernardes foi uma atitude precipitada do ex-prefeito de Blumenau. “Claro que sofremos um desastre eleitoral, mas podemos nos recompor, em seis meses a conjuntura já é diferente”, diz Tebaldi. A convenção estadual será em abril, com as convenções municipais sendo realizadas antes. Em Joinville, o ex-prefeito defende nome de consenso.

 

Sem antecipar

Udo Döhler não vê motivos para atender ao pedido da vereadora Tânia Larson (SD) para remeter à Câmara de Joinville a prévia do decreto de criação do novo modelo de sistema de estacionamento rotativo, gratuito e com administração pelo Detrans. “É um ato de atribuição administrativa do Executivo. Será que também será preciso enviar os decretos do transporte coletivo, da água?”, compara o prefeito.

 

Continua depois da publicidade

Não será na segunda

A vereadora Tânia fez a solicitação da minuta do decreto durante a discussão do projeto da revogação do modelo pretendido anteriormente para a Prefeitura para o rotativo, já descartada. O pedido seria para colaborar na análise dos vereadores sobre o novo modelo. A pretensão do governo Udo era de assinar o decreto do novo sistema nesta segunda, data da posse da nova diretora da CDL, mas não há mais tempo hábil porque o Legislativo ainda não votou a revogação do atual modelo. Udo se diz surpreso com a postura de parte dos vereadores em “protelar” a análise: “antes cobravam pressa na retomada”, alega.

 

Nova reunião do PSL

Hoje tem reunião da executiva estadual do PSL, em Florianópolis. O tema das convenções municipais, incluindo a de Joinville, deverá entrar em pauta. Até o momento, o sistema de registro das direções partidárias mostra que a comissão provisória da cidade teve mandato encerrado em 31 de dezembro, sem registro de nova direção. Uma nova comissão chegou  a ser formada, mas o cadastramento na Justiça Eleitoral ainda precisa passar por mais etapas.

 

Contato para 2020

Os contatos com o Novo ainda são iniciais, mas já suficientes para o empresário Omar Ghanem Filho examinar a possibilidade de concorrer a prefeito de Joinville em 2020. “Não tem nada decidido, mas por que não ouvir os partidos?”, diz ele. Sem filiação partidária, Omar foi secretário em 2003 no governo Tebaldi, experiência que reforçou o interesse de atuar na esfera pública.

 

Em preparação

Nomeado para a assessoria do deputado Sergio Motta (PRB), para atuação em Joinville e região, Marco Aurélio Marcucci está organizando o partido para a eleição municipal de 2020 na cidade. Marcucci é pré-candidato a prefeito e o PRB quer definir os possíveis nomes para vereador ainda em 2019.

Continua depois da publicidade