O rio Mirandinha entrou na fila da macrodrenagem em Joinville. O Ministério das Cidades e a prefeitura assinaram termo de compromisso para repasse de R$ 2,2 milhões para estudos e projetos executivos para as obras de contenção de alagamentos. O recurso será liberado a fundo perdido, sem necessidade de reembolso. Após a conclusão do projeto, será preciso buscar repasses para as obras. O Mirandinha, um afluente do rio Cachoeira, tem 4 km de extensão, com maior segmento no bairro Bom Retiro.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Com o Mirandinha, agora são seis rios com obras iniciadas ou com estudos em andamento ou por começar. A lista tem o Mathias, com obras paralisadas há quatro anos, e os rios Itaum, Itaum-mirim, Jaguarão e Bucarein. No caso do Jaguarão, também houve assinatura de termo de compromisso nesta semana: serão R$ 206 milhões para as obras de macrodrenagem em segmento na área central de Joinville. Mas não há estimativa de quando serão iniciadas as obras em nenhum dos rios.
A retomada do Mathias depende de perícia que será concluída somente em 2025. A macrodrenagem dos rios Itaum e Itaum-mirim, cujos estudos começaram há uma década, está passando por nova consulta pública. O projeto executivo deve ser concluído em novembro de 2025. A preparação para os demais rios também não está completa. A prefeitura ainda está revisando o Plano Diretor de Drenagem da bacia do Cachoeira (de 2011) e elaborando mais dois planos (rios Piraí e Cubatão e Vertente Leste).
Continua depois da publicidade
Sem obras há dois anos, lote de duplicação em SC será fatiado; rodovia é acesso a portos e praias
“Nota” para empréstimos é desafio em Joinville para segundo mandato
MP quer saber o que foi feito na Cidadela de Joinville após decisão judicial
Infraestrutura tem maior avanço no emprego entre setores da construção em Joinville
Qual o futuro do canal fechado em ilha de SC há quase 90 anos
Quais os bairros mais populosos de Santa Catarina
Joinville tem lançamento de condomínio clube vertical, com duas torres