O rio Mirandinha entrou na fila da macrodrenagem em Joinville. O Ministério das Cidades e a prefeitura assinaram termo de compromisso para repasse de R$ 2,2 milhões para estudos e projetos executivos para as obras de contenção de alagamentos. O recurso será liberado a fundo perdido, sem necessidade de reembolso. Após a conclusão do projeto, será preciso buscar repasses para as obras. O Mirandinha, um afluente do rio Cachoeira, tem 4 km de extensão, com maior segmento no bairro Bom Retiro.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Com o Mirandinha, agora são seis rios com obras iniciadas ou com estudos em andamento ou por começar. A lista tem o Mathias, com obras paralisadas há quatro anos, e os rios Itaum, Itaum-mirim, Jaguarão e Bucarein. No caso do Jaguarão, também houve assinatura de termo de compromisso nesta semana: serão R$ 206 milhões para as obras de macrodrenagem em segmento na área central de Joinville. Mas não há estimativa de quando serão iniciadas as obras em nenhum dos rios.

Continua depois da publicidade

A retomada do Mathias depende de perícia que será concluída somente em 2025. A macrodrenagem dos rios Itaum e Itaum-mirim, cujos estudos começaram há uma década, está passando por nova consulta pública. O projeto executivo deve ser concluído em novembro de 2025. A preparação para os demais rios também não está completa. A prefeitura ainda está revisando o Plano Diretor de Drenagem da bacia do Cachoeira (de 2011) e elaborando mais dois planos (rios Piraí e Cubatão e Vertente Leste).

Sem obras há dois anos, lote de duplicação em SC será fatiado; rodovia é acesso a portos e praias

“Nota” para empréstimos é desafio em Joinville para segundo mandato

MP quer saber o que foi feito na Cidadela de Joinville após decisão judicial

Infraestrutura tem maior avanço no emprego entre setores da construção em Joinville

Qual o futuro do canal fechado em ilha de SC há quase 90 anos

Quais os bairros mais populosos de Santa Catarina

Joinville tem lançamento de condomínio clube vertical, com duas torres