O auxílio da prefeitura de Joinville para pessoas em situação de rua retornarem para suas cidades foi de R$ 76,8 mil no ano passado. Foram 503 pessoas atendidas, com pagamento de passagens. Conforme o balanço divulgado pela Secretaria de Assistência Social na semana passada, a maioria dos benefícios, 255, foi paga para deslocamento para municípios de Santa Catarina. Entre as passagens interestaduais, os principais destinos foram Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade do WhatsApp de Colunistas do NSC Total

Para a compra das passagens, é feito contato com a família ou com os serviços locais de atendimento, para que a pessoa seja recebida. A Assistência Social aponta o pagamento como forma de retomada da convivência familiar. O auxílio faz parte dos benefícios eventuais de Joinville, previstos para pessoas de baixa renda ou em situação de rua. Na lista, estão os auxílios para natalidade, alimentação, moradia, funeral, entre outros.

“O benefício eventual de auxílio é um importante dispositivo para oportunizar o retorno à convivência familiar de pessoas em situação de rua, cujas famílias não residam no município ou no Estado. A reinserção familiar é uma das possibilidades para a saída da situação de rua”, diz Fabiana Cardoso, secretária de Assistência Social de Joinville, conforme a assessoria.

No Diagnóstico da População em Situação de Rua de Joinville, realizado entre 2022 e 2023, 28% dos entrevistados se disseram nascidos na cidade. O percentual subiu para 48% se levadas em conta as pessoas com origem em Santa Catarina. Ou seja, quase metade das pessoas são de Joinville ou de outro município catarinense.

Continua depois da publicidade

Os demais abordados são de origem de outros Estados (Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul foram as principais unidades da federação de origem) ou mesmo de fora do País – quase 4% de disseram estrangeiros. Na média, a maioria das pessoas não nascidas em Joinville afirmaram que pretendiam permanecer na cidade. Um grupo de 13,3% alegou que estava de passagem, ou seja, iria para outro município.

“Bancada” de Joinville voltará a contar com três deputados federais

São Francisco do Sul e Itapoá buscam obra para entrar na rota dos meganavios

Com ampliação, rodovia estadual pode ser opção para ajudar a desafogar BR-101 em SC

Prédio centenário de Joinville tem consultoria para definir futuro

Porto de SC abre consulta sobre concessão bilionária de terminal

Como será a contratação de vagas para as obras da Ponte Joinville

Portos da Babitonga buscam modelo inédito para bancar obra de R$ 300 milhões